story anonimo stories anonimo instagram anonimo

13/03/2023 em Audição, Aparelhos Auditivos, Cera - Cerum

5 curiosidades sobre a audição

curiosidades sobre audição
curiosidades sobre audição

Descubra como funciona a audição

Partilhamos cinco curiosidades sobre a audição e perda auditiva que vai gostar de conhecer. 

Sabia que uma única exposição a ruídos altos pode causar perda auditiva permanente? Ou que o cerúmen funciona como uma barreira protetora, mantendo o ouvido limpo e saudável?  

Ouvir, ver, tocar, cheirar e saborear permitem-nos, não só, reagir a todos os estímulos a que estamos expostos no mundo que nos rodeia, mas também, interagir com os outros. Podemos não nos lembrar da importância que os nossos cinco sentidos têm na nossa qualidade de vida até que um deles nos comece a faltar. Hoje dedicamos especial atenção à audição e partilhamos informação importante para que possa conhecer melhor este sentido e possa cuidá-lo todos os dias da melhor forma possível. 

Conheça as 5 curiosidades sobre a audição:

1 - O cerúmen é uma proteção natural que mantém o ouvido limpo e saudável

Uma certa quantidade de cerúmen nos ouvidos é saudável para o nosso organismo. O cerúmen, vulgo cera de ouvido, é uma combinação de suor, células da pele e óleo que funciona como uma proteção natural que mantém o ouvido limpo e saudável. 

Apesar de funcionar como um filtro, há casos em que também pode ser um indicador de que algo não está bem com o ouvido. A cera húmida, por exemplo, pode ser um sinal de infeção no ouvido. Na origem desta secreção pode estar uma otite ou mesmo uma perfuração do tímpano, o que pode originar, entre outros sintomas, perda auditiva. Importa, por isso, consultar um especialista para poder avaliar este problema.

2 - A perda auditiva não é exclusiva de pessoas mais velhas. A maioria dos casos ocorre em pessoas com menos de 65 anos

Pensar que a perda auditiva é exclusiva de pessoas mais velhas é um preconceito. Apesar de, com a idade, haver uma maior probabilidade de perda auditiva degenerativa, a verdade é que a maioria dos casos ocorre em pessoas com menos de 65 anos e devido a inúmeros fatores. 

Esta curiosidade sobre a audição é das mais mal interpretadas, por exemplo, uma única exposição a ruídos altos (acima dos 140 decibéis) pode causar perda auditiva profunda? Também a exposição regular a ambientes ruidosos pode contribuir para a perda auditiva profunda, em qualquer idade. A este respeito, a evidência científica diz-nos que mais de 8 horas de exposição a 90 dB pode causar danos à audição. 

Por isso, se tem notado algum sinal de perda auditiva, é aconselhável que faça um teste auditivo. Lembre-se que um diagnóstico precoce é determinante para a sua saúde auditiva e para a sua qualidade de vida.

3 - Nunca paramos de ouvir, mesmo quando estamos a dormir

A audição funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou seja, nunca paramos de ouvir. Mesmo em estado de sono profundo, o nosso cérebro continua a interpretar as ondas sonoras captadas pelo canal auditivo. Quando acordamos a meio da noite devido a um ruído alto, é apenas o nosso cérebro a alertar-nos de que pode haver perigo, mesmo quando estamos a dormir. 

Cinco curiosidades sobre a audição - Artigo Blog - Cuidado Familiar

4 - A audição afeta diretamente o nosso equilíbrio

Quem já teve uma infeção no ouvido sabe o que é ter a sensação de falta de equilíbrio. Para perceber melhor este fenómeno, importa saber que o ouvido interno é uma estrutura complexa constituída por duas partes: 

  • A cóclea (relacionada com a audição);
  • O sistema vestibular (relacionado com o equilíbrio). 

O sistema vestibular, por sua vez, é constituído por dois repositórios cheios de líquido (o sáculo e utrículo) e por três canais semicirculares também cheios de líquido. Ambos reúnem informações a respeito da posição e movimento da cabeça, sendo que o cérebro interpreta essa informação para ajudar a manter o equilíbrio. 

Se os canais semicirculares não estiveram a funcionar corretamente, como quando há uma infeção do ouvido, é muito provável que possa sentir falta de equilíbrio. As vertigens, por exemplo, são outro dos sintomas associados à audição afetando diretamente o nosso equilíbrio. 

5 - Os aparelhos auditivos podem ajudar a prevenir o agravamento da perda auditiva

Os aparelhos auriculares ajudam-no a compreender melhor os sons e mantêm o seu cérebro ativo no que toca a todos os processos envolvidos no simples ato de ouvir. Evitar que estes processos entrem em declínio é fundamental não só para a sua saúde mental, mas sobretudo para impedir o agravamento de um cenário de perda de audição por ruído. 

No Cuidado Familiar, queremos que se mantenha sempre a par das principais novidades e este blog é o mais recente meio de partilha. Abordamos as cinco curiosidades sobre a audição, fique atento e mantenha-se informado! 

Agendamento de Consulta

Agende uma consulta gratuita com um dos nossos audiologista




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CasaCategoriasLista de Favoritos
Ao navegar no website está aceitar as presentes Políticas de Privacidade.
Aceitar